quinta-feira, 26 de julho de 2012

O Olhar Fotográfico de Stanley Kubrick



Por trás de um cineasta super aclamado na história do cinema, tendo dirigido alguns dos filmes mais cultuados de todos os tempos – destaco aquiA Clockwork Orange –, Stanley Kubrick foi um fotógrafo ávido e sagaz. O cinesta tinha apenas 17 anos quando conseguiu vender sua primeira fotografia para a extinta revista Look, de Nova York, no ano de 1945. A partir daí começou a se envolver cada vez mais com a arte fotográfica e trabalhar assiduamente para a tal revista. Kubrick trabalhou na Look entre 1946 até 1950, quando resolveu se dedicar completamente à sétima arte.

Reinventou-se através de uma lente fotográfica, aperfeiçoando seu olhar e, consequentemente, aflorando o lado perfeccionista para o cinema. Pelos ricos ensaios fotográficos produzidos já podemos perceber a genialidade e o viés visionário que tanto vemos em suas obras cinematográficas – ensaios estes que traduzem uma percepção criativa, profunda e sedutora de mundo. Tudo à sua volta transformava-se em matéria para a sensibilidade, focando a atenção em momentos de total espontaneidade, de um caráter poético bem mais estilizado, verossímil.

O fotojornalismo era sua predileção, registrava o drama humano como ninguém. Sempre avante de uma perspectiva mais próxima da sua carga emocional. O ritmo do seu olhar absorvia o mais alto grau da “performance teatral” do cotidiano; a impetuosa identidade concernente à complexidade humana presente no trabalho fotográfico de Stanley Kubrick, revela uma exímia originalidade, caracterizada pelas expressões enigmáticas, pela singela intimista e, sobretudo, pelas consternadas vias para seu sentimentalismo.

0 comentários:

Postar um comentário

x
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Premium Wordpress Themes